ESTE BLOG TEM COMO OBJECTO, COMPILAR ALGUMA DOCUMENTAÇÃO UTILIZADA PELOS AUTORES COMO COMPLEMENTO DE ESTUDO DO CURSO DE AGP 2009-2012. A COMPREENSÃO DO FENÓMENO DA ADMINISTRAÇÃO, NAS SUAS MÚLTIPLAS FACETAS E DAR A CONHECER UMA VISÃO GLOBAL E SISTEMÁTICA DO SERVIÇO PÚBLICO SÃO OS NOSSOS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS. O RELACIONAMENTO DAS MATÉRIAS ESTUDADAS COM A ACTUALIDADE, COM A INSERÇÃO DE ARTIGOS, REFLEXÕES E COMENTÁRIOS ENRIQUECERÃO O NOSSO BLOG. TODOS OS CONTRIBUTOS RESULTANTES DE PESQUISAS ESTÃO IDENTIFICADOS QUANTO AOS SEUS AUTORES, AOS QUAIS AGRADECEMOS ANTECIPADAMENTE.

Os Grandes Sistemas Político-Jurídicos

sábado, 26 de março de 2011

O que é um Sistema Político-Jurídico?

É um sistema de valores e princípios jurídicos; é um sistema de Direito;é um sistema de organização política.
Os sistemas político-jurídicos que mais influenciam o Sistema Europeu e Americano e também o Sistema Português são: os sistemas jurídico-políticos Anglo-Saxónico e o Latino-Napoleónico (também conhecido como Romano-Germânico). O sistema anglo-saxónico valoriza mais o indivíduo em relação à sociedade.

A liberdade, o livre arbítrio tem valor superior à máquina do Estado. O aparelho institucional é criado para servir os indivíduos que se organizam em sociedades, mais do que em sociedade.Pode dizer-se que a lei fundamental numa sociedade anglo-saxónica seria: “Tudo é permitido se não for proibido”.O sistema romano-germânico valoriza mais o poder do Estado, na medida em que considera que a pessoa singular defende os seus interesses pessoais e egoístas enquanto o Estado representa interesses nobres, colectivos e públicos que devem prevalecer sobre os privados. 

É suposto o Estado disciplinar o particular para que a  ordem estabelecida não seja subvertida ou contrariada. Aqui a lei fundamental poderia ser: “Tudo é proibido se não for permitido”.

Comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...