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Drive: The Surprising Truth About What Motivates

sábado, 26 de março de 2011

 

    Depois do sucesso da "Nova Inteligência", uma obra que constituiu um relevante "milestone" na explicação sobre as competências da área direita e esquerda do cérebro, Daniel Pink surge agora com "Drive: The Surprising Truth About What Motivates", publicado originalmente na última semana de 2009. É raro - muito raro - assistir-se a um autor que a um grande sucesso surpreenda rapidamente com outra obra relevante e que não seja uma repetição maquilhada da anterior.



    Drive é uma obra sobre motivação. Pink divide os estágios de motivação em 3 gerações, que caracteriza com exemplos interessantes: 
- a Motivação 1.0, que funciona como um sistema operativo e que se regula por fazer cumprir os objectivos mínimos da humanidade, como comida, roupa, reprodução - a base da pirâmide de Maslow, repetida variadas vezes neste livro; 
- a Motivação 2.0, caracterizada com base na cenoura: prémio por resultado ou castigo por não obtenção dos objectivos - funciona bem em geral, mas não é suficiente em muitas situações; 
- a Motivação 3.0, que pretende superar algumas lacunas da segunda geração, como o enfoque no curto prazo ou o comportamento menos ético.

    Pink divide a motivação em dois tipos - tipo I e tipo X - representando as motivações intrínsecas e extrínsecas das pessoas. As primeiras estão menos expostas a prémios e aceleradores externos, e mais a valores e vontades próprias, ao gozo e ao prazer. As segundas possuem três elementos principais: autonomia, controlo e propósito.

    Num mundo cada vez mais competitivo, o conteúdo de Drive - que sustenta a importância das motivações intrínsecas raramente tratadas pelas organizações - ganha relevância e torna-o em mais uma obra de incontornável importância.

   
Autor: Daniel Pink
   
Data Original: Dezembro 2009
   
Frase: “A ciência é apenas uma das formas de compreender o mundo – Boa sorte na era da Arte e da Emoção”  
Palavras-chave: Motivação; Maslow; Motivação 3.0; Comportamento; Recursos Humanos; Eficácia

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