ESTE BLOG TEM COMO OBJECTO, COMPILAR ALGUMA DOCUMENTAÇÃO UTILIZADA PELOS AUTORES COMO COMPLEMENTO DE ESTUDO DO CURSO DE AGP 2009-2012. A COMPREENSÃO DO FENÓMENO DA ADMINISTRAÇÃO, NAS SUAS MÚLTIPLAS FACETAS E DAR A CONHECER UMA VISÃO GLOBAL E SISTEMÁTICA DO SERVIÇO PÚBLICO SÃO OS NOSSOS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS. O RELACIONAMENTO DAS MATÉRIAS ESTUDADAS COM A ACTUALIDADE, COM A INSERÇÃO DE ARTIGOS, REFLEXÕES E COMENTÁRIOS ENRIQUECERÃO O NOSSO BLOG. TODOS OS CONTRIBUTOS RESULTANTES DE PESQUISAS ESTÃO IDENTIFICADOS QUANTO AOS SEUS AUTORES, AOS QUAIS AGRADECEMOS ANTECIPADAMENTE.

O Sistema Político-Jurídico Português (A Lei Fundamental)

sábado, 26 de março de 2011

A nossa sociedade identifica-se com o modelo de Estado Democrático de Direito, com influências de ambos os sistemas referidos atrás, com predominância para o romano-germânico, por questões históricas e geográficas. Na Constituição da República Portuguesa (CRP) existem diversos princípios (ou direitos dos cidadãos) que caracterizam o Estado e o sistema político-jurídico:
  • O Direito à Dignidade. Logo no artigo 1º. diz-se que “Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana ...”; este princípio é a base de um outro, o da Igualdade. 
  • O Direito dos portugueses construírem uma sociedade livre, justa e solidária.
  • Direito à Independência, baseada na soberania popular. Por opção voluntária e livre garante os direitos e liberdades fundamentais.  
  • Direito às liberdades fundamentais consagradas na Declaração Universal dos Direitos do Homem (considerada superior à própria CRP em termos hierárquicos). 
  • Direito de respeito e aceitação do Direito Internacional (também ele considerado anterior à CRP).
A Norma Fundamental, que serve de base ao sistema político-jurídico português, é a dignidade da Pessoa Humana, no respeito pelos direitos e liberdades fundamentais contidos na Declaração Universal dos Direitos
do Homem. A partir desta norma fundamental surge um esquema de valores espirituais e sociais,  determinantes do conteúdo da organização político-social portuguesa e do Direito que dela emana.

Comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...