ESTE BLOG TEM COMO OBJECTO, COMPILAR ALGUMA DOCUMENTAÇÃO UTILIZADA PELOS AUTORES COMO COMPLEMENTO DE ESTUDO DO CURSO DE AGP 2009-2012. A COMPREENSÃO DO FENÓMENO DA ADMINISTRAÇÃO, NAS SUAS MÚLTIPLAS FACETAS E DAR A CONHECER UMA VISÃO GLOBAL E SISTEMÁTICA DO SERVIÇO PÚBLICO SÃO OS NOSSOS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS. O RELACIONAMENTO DAS MATÉRIAS ESTUDADAS COM A ACTUALIDADE, COM A INSERÇÃO DE ARTIGOS, REFLEXÕES E COMENTÁRIOS ENRIQUECERÃO O NOSSO BLOG. TODOS OS CONTRIBUTOS RESULTANTES DE PESQUISAS ESTÃO IDENTIFICADOS QUANTO AOS SEUS AUTORES, AOS QUAIS AGRADECEMOS ANTECIPADAMENTE.

A Igreja e a questão social ...

sábado, 26 de março de 2011

     Durante a primeira metade do século XIX, a Igreja Católica começou a manifestar preocupação com a presença de um proletariado empobrecido e em constante crescimento.  A Igreja adopta soluções que passaram pela caridade. Em França, por exemplo, foi fundada a Sociedade de Moral Cristã, da qual emergiram inúmeras instituições de poupança e sociedades de socorros mútuos. A Sociedade tinha um comité para o aperfeiçoamento moral dos presos e outro para sua colocação.


     Em 1891, o Papa Leão XIII publicou a Encíclica Rerum Novarum, em que a Igreja abordou problemas do mundo contemporâneo, tais como o salário, onde expressa preocupação sobre as condições de vida dos trabalhadores.
Pio X, que sucedeu ao Papa Leão XIII, ignorou as reformas religiosas de seu antecessor e dirigiu a concepção religiosa fundamentalista que profana a vida (ou seja, aquele que não obedecer a princípios religiosos), devem ser subordinadas aos princípios imutáveis do Catolicismo, bem como às decisões tomadas pela Igreja. Assim, todos os católicos devem dar permanentemente sinais inequívocos de professar uma total e absoluta.


CARTA ENCÍCLICA «RERUM NOVARUM»DO PAPA LEÃO XIII
SOBRE A CONDIÇÃO DOS OPERÁRIOS

1. A sede de inovações, que há muito tempo se apoderou das sociedades e as tem numa agitação febril, devia, tarde ou cedo, passar das regiões da política para a esfera vizinha da economia social. Efectivamente, os progressos incessantes da indústria, os novos caminhos em que entraram as artes, a alteração das relações entre os operários e os patrões, a influência da riqueza nas mãos dum pequeno número ao lado da indigência da multidão, a opinião enfim mais avantajada que os operários formam de si mesmos e a sua união mais compacta, tudo isto, sem falar da corrupção dos costumes, deu em resultado final um temível conflito.

Por toda a parte, os espíritos estão apreensivos e numa ansiedade expectante, o que por si só basta pa ra mostrar quantos e quão graves interesses estão em jogo. Esta situação preocupa e põe ao mesmo tempo em exercício o génio dos doutos, a prudência dos sábios, as deliberações das reuniões populares, a perspicácia dos legisladores e os conselhos dos governantes, e não há, presentemente, outra causa que impressione com tanta veemência o espírito humano. 

Comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...